Bom, há muito tempo a comunidade cripto diz que o Bitcoin é o ouro digital, pela sua natureza escassa.
O ouro não é apenas uma reserva de valor, ele é usado para fazer joias, peças para dispositivos eletrônicos, construção de objetos, é usado em templos religiosos, ou seja, o ouro tem muitas utilidades, além de poder ser usado como moeda de troca.
Se fosse para escolher um exemplo de ouro digital, eu logo iria procurar um ativo que tivesse essas características: Moeda de troca, reserva de valor, smart contracts. Essas características compõe o verdadeiro ouro digital.
Concluindo, o Bitcoin não pode ser visto como um ouro digital já que não tem muitas utilidades, você também não pode dizer que é uma reserva de valor, pois as pessoas com o tempo vão tirar seus Bitcoins e trocar por outra moeda, também não faz sentido você usar um outro ativo como uma "prata digital", como o Litecoin que por ter o triplo do suprimento do Bitcoin.
Porém isso se resolveria colocando um suprimento alto ( 50 bilhões por exemplo).
Acho eu que criptomoedas como a Cardano se encaixam mais como Ouro Digital.
Obrigado por ler esse artigo!