Você pode achar que não precisa manter sua atividade criptográfica privada. Se você não tem nada a esconder, então por que se preocupar com isso, certo? Bem, existem algumas razões pelas quais você deve ser a favor de um futuro focado na privacidade.

Para melhor explicar a importância das moedas de privacidade, vamos ligá-la a um exemplo mais familiar, os bancos tradicionais. Um blockchain sem mecanismos de privacidade é como um banco que publica todas as transações de seus clientes online. Basta pesquisar o número de uma conta e você terá acesso ao histórico financeiro completo de uma pessoa, bem como à quantidade de dinheiro que ela possui.

Mesmo que você provavelmente não saiba o número da conta de ninguém, não seria um desafio descobrir um se quisesse. Você pode ver o problema com essa transparência. Blockchains não são diferentes.
Fungibilidade = dinheiro sólido
Talvez mais importante do que a privacidade individual, porém, seja a necessidade de fungibilidade em um sistema monetário. Fungibilidade é uma propriedade na qual você pode trocar uma unidade monetária por qualquer outra unidade. Por exemplo, cada grama de ouro é idêntica, então você sempre pode trocar um grama de ouro por outro.

Você não pode dizer o mesmo para bitcoin. Um bitcoin pode ser contaminado por lavagem de dinheiro ou outra atividade ilegal. Como você pode rastrear o bitcoin até sua origem, alguns fornecedores podem não aceitar o bitcoin contaminado, atribuindo a ele um valor menor do que um não contaminado.

A fungibilidade traz confiabilidade a uma moeda e, sem um certo nível dela, a moeda não sobreviverá. Por que você manteria uma moeda se não tem certeza de que ela será aceita quando você a gastar?

Uma moeda de privacidade não tem histórico de transações, portanto, nunca pode ser contaminada. As moedas de privacidade mantêm seu anonimato, mas melhor ainda, garantem a fungibilidade de que uma moeda precisa para resistir ao passar do tempo.

Espero ter ajudado com essa opinião sobre moedas de privacidade.tmj